Não existe a segurança em 100%, mas podemos chegar perto dela. Ações Preventivas: |
Esse assunto é muito discutido entre os especialistas, mas o consenso é para que a vítima NUNCA reaja, pois os bens materiais são substituíveis e a vida não, assim cabe alguns pontos a serem discutidos.
Quando nossa prevenção foi falha e ineficaz, o ladrão já te abordou claro que não dá para reagir, pois estamos em desvantagem, assim é melhor:
1- Fique calmo
2- Peça calma ao bandido
3- Faça-o sentir que tem o controle da situação
4- Nunca resista, entregue objetos que forem pedidos
5- Não transmita raiva ou sentimento de vingança
6- Contra uma arma de fogo não existe força suficiente
7- O bandido drogado ou bêbado tem reflexos alterados, assim faça tudo com muita calma e movimentos suaves
8- Nunca revide agressões físicas, contra vocês ou seu acompanhante
Lembre-se o objetivo neste momento é sobreviver ao assalto.
COMO REAGIR?
O bandido já te roubou, achou fácil, você não reagiu. Agora ele ordena que você vá com ele iniciando um sequestro. Neste caso, ele está com uma arma de fogo, e você define que não vai com ele.
Reação estratégica:
Se possuir algo nas mãos, uma chave, por exemplo, deixe cair.
A reação dele será olhar para a chave, e neste momento você poderá atingi-lo nos olhos, com a intenção de furá-los com as unhas, com a outra mão deve tentar tirar a arma das suas mãos.
Reação pacífica:
Simule um desmaio, neste caso o bandido deverá simplesmente fugir deixando você para trás.
Contudo se ele resolve levar você mesmo assim, para reagir é necessária uma técnica de defesa pessoal.
• Se alguém vier lhe pedir qualquer tipo de informação, cuidado. Se o mesmo estiver acompanhado de outra pessoa, este método é usado para mantê-lo distraído para que o 2º elemento furte os seus pertences, sem que você perceba a manobra desta prática de crime.
• Procure sempre andar nas ruas mantendo distância das pessoas a sua frente e a sua retaguarda, nunca ande distraído, isto facilita a ação dos meliantes. A distância para uma reação segura é pelo menos 20 metros.
• Nunca use sua bolsa, sacola e mochilas nas costas, esta atitude facilita a ação dos meliantes que usam geralmente estiletes, facas ou canivetes, para subtrair os seus pertences.
• Quando for buscar alguém da família em escolas, supermercados ou shopping centers, procure não ficar dentro do veículo aguardando a pessoa. Estacione o veículo e fique próxima a entrada destes locais para evitar chamar atenção de meliantes que tenham a intenção de fazer o sequestro.
• Programe suas compras. Evite expor a sua carteira e utilize locais conhecidos, pois com um olheiro dentro do estabelecimento suas informações serão passadas a terceiros e podem tentar um assaltado ao sair. Evite manter uma grande quantidade de dinheiro na carteira, para não chamar a atenção destas pessoas, procure fazer suas compras usando o cartão dos bancos.
• Usando as senhas dos cartões, fique atento se não há ninguém enxergando sua senha e/ou se o aparelho de cartão tem algum tipo de dispositivo diferente (tipo chupa cabra), isso é usado para clonagem de cartões. Geralmente são usados em estabelecimentos duvidosos ou caixas de banco.
• Caixa de banco para saques faça saques de baixo valor (abaixo de R$500,00), e sempre em locais de sua confiança, evite caixas eletrônicos após 18h ou muito cedo (antes das 6h). Seja breve, esteja sempre atento e, na dúvida, não faça o saque. Lembre-se que você pode estar sendo monitorado por bandidos.
• Nos restaurantes, procure frequentar locais em que o proprietário se preocupa com a segurança dos clientes. Leve somente o necessário. Evite usar joias e relógios caros. Utilize um cartão de crédito e tenha pouco dinheiro na carteira/ bolsa. Caso ocorra um arrastão fique calmo. Não encare o assaltante, pois o cartão de crédito você poderá cancelar, assim como o celular. O dinheiro nestas horas é o menos importante, por mais que o mesmo esteja comprometido para pagamento de contas.
• Cuidado com os manobristas. Verifique o local em que o seu carro ficará estacionado, pois muitos deles são irregulares. Nunca deixe objetos de valor no interior do veículo. Fique atento com o estepe e pneus de seu veículo, ele pode ser substituído ou furtado e você só perceberá depois quando precisar dele.
• Ao entrar e sair do veículo verifique se há suspeitos ao seu redor. Se a distância até o veículo for de até 20 metros, é possível que você consiga fugir sem ser abordado, mas seja breve;
• Ao chegar a casa, esteja sempre atento e verifique se não há pessoas na rua ou seguindo seu veículo. Eles podem estar aguardando o momento que você parar o carro para agir. Dê uma volta no quarteirão e chame ajuda via celular;
• Se ocorrer uma batidinha, a noite, ou em local com pouco movimento, anote a placa e não pare. Procure um distrito policial ou peça ajuda;
• Ao pedir informações evite pessoas na rua. Procure um posto de gasolina de bandeira conhecida ou local de movimento;
• Nunca discuta no trânsito. Isso poderá desencadear um problema, se não conseguir se desvencilhar de motorista briguento, procure uma delegacia ou posto policial para parar;
• Quando estiver se aproximando de um cruzamento e o farol estiver fechado, reduza a velocidade com bastante antecedência e procure manter o carro em movimento o maior tempo possível, pois na grande maioria das ocorrências os carros parados são os alvos dos assaltantes;
• Procure estar sempre na fila do meio e nunca na da esquerda (sua janela para a calçada). Ao parar, tente estar em uma posição que facilite sua evasão. Observe sempre os retrovisores direito e esquerdo para ver alguma atitude suspeita, mas se for abordado por algum bandido nunca reaja, mantenha as mãos ao volante para o meliante ter a certeza de que você não está armado e saia do veículo calmamente, dirigindo se para a esquerda ou traseira do veículo;
• Nunca deixe bolsas ou objetos de valor sobre os bancos, coloque-as no piso do veículo. Mulheres desacompanhadas não devem deixar suas bolsas no banco do passageiro. Isso é um chamariz;
• Quando estiver dirigindo o veículo, mantenha as portas trancadas e as janelas sempre fechadas, não fale no celular e evite levantar o braço em que utiliza o relógio, quando pedestres ou vendedores estiverem próximos do carro;
• Se puder use sempre estacionamentos de bandeiras, pois geralmente eles são segurados;
• Não utilizar em seu carro adesivos que possam identificar você, do tipo condomínios, clubes, academias ou figuras da família. Não podemos dar informações aos bandidos;
• Carro quebrado ou pneu furado tente não ficar sozinho. Peça ajuda e vá para um local com pessoas aguardar seu socorro;
• Taxi – utilizar motoristas e bandeiras conhecidas, em pontos de taxi fixos, nunca pegue um taxi na rua em movimento, você pode se tornar um alvo fácil;
• Shopping Centers e supermercados ao estacionar, fiquem atentos, pois poderá ser abordado por bandidos disfarçados de clientes e daí iniciarem um sequestro relâmpago;
• Se for caminhar, prefira fazê-lo em locais movimentados, na luz do dia ou iluminado como, por exemplo, parques e clubes. Nestes locais é mais difícil a ação de bandidos;
• Evite as rotinas como itinerário para ir trabalhar ou buscar suas crianças, tenha alternativas de roteiro, pois esta atitude confundirá o bandido num planejamento de sequestro;
• Sempre tenha atitudes preventivas isso é que resolve.
• Ao entrar ou sair de casa, seja breve, portões automatizados pode ser uma ajuda;
• Evite ficar de bate papo com amigos e parentes na calçada em frente à sua casa, pois facilmente o bandido poderia abordá-los para entrar na residência e concretizar o assalto;
• Não dê a chave de sua casa à empregados, pois eles podem ser abordados na rua, tornando se reféns e com a chave estarão dentro de sua casa;
• Não acumule em casa dinheiro ou joias, isso pode ser muito atrativo, se tiverem cofre os empregados não podem saber;
• Ao viajar nunca deixe as luzes acesas, cancele a entrega de revistas e jornais, este é o sinal que o bandido precisa para saber durante o dia, que não tem ninguém na residência;
• Alarmes, cercas elétricas interfones e câmeras podem ser de grande auxilio e também inibir algumas ações;
• Ao chegar do trabalho ou de um passeio de carro, antes de entrar em casa verifique se há pessoas estranhas, ou com atitudes suspeitas, pois esta é a oportunidade que o bandido precisa para fazer uma abordagem e entrar em sua residência;
• Evite fazer anúncios de vendas em sua casa, exemplo: Anunciamos um veículo não sabemos quem vem para o anuncio, isso nos torna vulneráveis.
• A criança é um alvo fácil e indefeso, nossa maior contribuição é prepara los para a realidade que encontraram, alertando dos perigos mostrando o que pode ser prevenido, isso também é educação dos pais;
• Sempre que forem sair de suas casas, que estejam acompanhadas de uma pessoa responsável;
• Nunca aceite presentes de pessoas estranhas, esta é uma das artimanhas usadas pelos aliciadores de menores e pedófilos, o que facilita a ação dessas pessoas mal intencionadas;
• E-mails, rede sociais e páginas de internet deveremos monitorar dos menores, não podemos ser negligentes;
• Sempre questione o lugar que a criança está indo, peça informações sobre o local a pessoas conhecidas, por meio de internet, através de telefone, ligue e questione, procure conhecer o ambiente que o seu filho irá frequentar;
• Mostre às crianças reportagens, artigo de jornais, comente os casos mais recentes sobre a ação dos criminosos, nossas crianças passaram a ter uma infância mais curta na atualidade, elas têm de amadurecer mais cedo e estar preparadas para o mundo em que vivemos, pois se isto não acontecer, elas serão um alvo muito fácil para as pessoas de má índole;
• Cuidado na contratação de empregadas, babás, consulte suas referências, seja prudente instale câmeras com monitoramento remoto.
• No período noturno, não ficar sozinho no ponto de ônibus;
• Separe antes o valor da passagem, tíquete ou cartão eletrônico para não ter que pegar ou abrir a carteira dentro do ônibus;
• Evite comentários pessoais, principalmente aqueles que expõem sua situação financeira, seus hábitos e seu endereço, residencial ou comercial. O criminoso pode usar as informações contra vocês ou seus conhecidos;
• Mantenham seus pertences sempre à frente e bem próximo do corpo;
• Fique atento a qualquer gesto mesmo de cortesia, pois a intenção pode ser outra, evite cochilos durante o trajeto e não se distraia com celulares;
• Se presenciar algum crime dentro do ônibus, chame 190 assim que descer.
Nos dias de hoje temos que desconfiando, mesmo quando atendemos uma ligação telefônica. Lembramos que uma ligação é um meio muito inseguro de comunicação, deste modo cuidado:
1) Inicialmente solicite a companhia telefônica que seu número não conste da lista de assinantes;
2) Ao responder uma ligação, jamais forneça seu nome ou número do telefone;
3) Tente descobrir sempre o nome e número da pessoa que está ligando para você;
4) Instale o identificador de chamadas, para conferir se a pessoa que está do outro lado da linha está falando a verdade;
5) Instrua familiares e funcionários a não fornecerem dados por telefone.
6) Nunca forneça o número e a senha de sua conta corrente ou cartão de crédito, mesmo que a pessoa se intitule funcionário da agência onde você tem conta;
7) Crianças (0 a 8 anos) não devem atender telefones e para tanto cabe a você orientá-las o quanto antes;
8) Peça para alguém ligar para sua casa, para verificar se as pessoas estão seguindo suas orientações;
9) Tome cuidado com o que fala no telefone, pois a conversa pode estar sendo gravada;
10) Está provado que e-mail, apesar de facilitar nossa vida, não é um meio seguro de comunicação, pois ele pode ser facilmente rastreado.
11) Nunca se esqueça que as paredes têm ouvidos.
Entendemos que a responsabilidade é de todos que aqui vivem, como se trata de uma comunidade a dificuldade é bastante grande, assim porteiros, seguranças, zeladores, auxiliares de limpeza, condôminos, com a direção do síndico e de uma empresa especializada devem buscar a receita para a realização desta tarefa. Entendemos que no equilíbrio do triangulo de segurança o qual identificamos, como físico, humano e tecnológico, mas que só terá seu sucesso se existir um NORMA DE PROCEDIMENTO coerente com o objetivo da comunidade, o qual gerará o plano de contingencia ou crise, que tem como objetivo diminuir o grau de risco da segurança dos condôminos.
Meio Físico: – O condomínio deverá possuir uma estrutura mínima de atendimento, os quais chamaram de guarita nos empreendimentos residenciais e recepção nos empreendimentos comerciais.
Meio Humano: – Os funcionários bem selecionados deverão ser treinados e constantemente orientados a seguirem fielmente todas as Normas e Procedimentos, aprovadas pelo síndico, bem como cobrar de todos os moradores o cumprimento das rotinas aprovadas.
Meio Técnico ou Tecnológico: – Todo condomínio tem seu sistema de atendimento e prevenção, que passa desde a anotação de entrada e saída em um livro de ocorrências até um sistema de controle de acesso moderno e inteligente. Os sistemas de controle estão embarcados as tecnológicas de CFTV, e proteção periférica (sensores e cercas).